Proj.02 – talkin’ about punk

tumblr_o7fpvhwR8r1v9oenho1_r1_1280

(texto imcompleto)

O Punk surgiu na década de 70 nas ruas Londrinas e Nova Iorquinas. Chocante e rebelde, o Punk era um fenónemo politico e cultural – um movimento jovem e global, que dependia da música, comportamento, linguagem e protesto como forma de expressão. O movimento era um acto de rutura com o passado conformista, uma manifestação de mau gosto e vulgaridade, acompanhado normalmente pelo alcool, a droga e a violência. O Punk tornou-se, no fundo, num arquétipo de rebelião e alienação da juventude.
A música, tal como foi referido, foi o meio de expressão mais utilizada e divulgada pelos Punks. Bandas americanas como Iggy and the Stooges e os MC5 podem-se considerar as primeiras bandas “underground” a impulsionar este movimento, tocando no celebrado club CBGB’s em Nova Iorque. No entanto pode-se considerar a banda The Ramones como o modelo musical e visual mais influente no punk americano (FALAR SOBRE OS RAMONES!)

O punk anglo-saxónico, embora exprima o mesmo protesto anti-sistema e, neste caso, anti-monárquico, apresenta-se visualmente de forma diferente. A imagem passa a ter tanta importância como a música e ideais. Os Sex Pistols são exemplo disso. Com a ajuda do seu manager Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, designer, os Sex Pistols tornaram-se num ícone na história do século XX do Reino Unido. A sua música anti-monarquica, anti-Thatcher, com algum dark-humor à mistura, permitiu que o punk se tornasse mais visível aos olhos do público. Johnny Rotten, Sid Vicious, Steve Jones e Paul Cook são os seus membros. Rebeldes, obcsenos, de roupa rasgada, piercings, suásticas, etc, eram a sua imagem de marca.

“Unabashedly crude, intensely emotional, and calculated to exhilarate and offend, the Sex Pistols’ music and stance were in direct opposition to the star trappings and complacency that, by the mid-Seventies, had rendered much of rock & roll stagnant.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s