Ex02.1 – 2D vs 4D

 

Baseado na ideia descrita no video da Flatland criei este cartaz para a frase de Chris Pullman:

“Once graphic dsign meant flat, static, two dimensional. Now it encompasses multiple, hybrid media. It is not just visual, but involves a variety of the senses, more like life itself, which plays out in a four-dimensinal world.”

Que usa uma negação/troca como recurso estilístico à sua oposição e a metáfora da história da Flatland. Flatland é a teoria de que alguém que vivesse num plano (mundo a 2d) só veria pontos e linhas. Nós da 3d podemos ver tudo o que e 1d, 2d e da nossa dimensão. Já o 4d não se sabe mas em termos práticos pode-se dizer que a nova dimensão aqui é a dimensão temporal e multi-sensorial.

Uma noticia curiosa que eu vi a pouco tempo, a cidade de Porto já está a implementar cinemas com tecnologia 4d – Nestas salas podes sentir um abalo cada vez que no filme há uma cena de luta ou uma nave se despenha ou coisa do género. Se houver areia ou outro tipo de partículas a serem projetadas para a “4ª parede” a audiência é borrifada com água para sentir essas tais partículas. (Podem ler a noticia aqui)

Já experienciei um destes cinemas quando fui ao Museu de Madame Tussaud em Londres, e saí mal disposta, pois o filme era sobre super-heróis e cada vez que um personagem dava um murro na outra a cadeira dava-nos uma pancada na mesma direção de onde a personagem dava o murro.

Como tal, para reforçar esta ideia de multi-sensorialidade que é própria do 4D, o cartaz levaria com gel acrílico na parte escura do 2d para criar relevo ao toque e ainda seria borrifada com perfume para captar o sentido ofativo das pessoas. Como se diz “não se vê só com os olhos”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s